Sobre mim

Nasci na cidade de São Paulo e desde criança sempre gostei de viajar,  estar em meio à natureza, conhecer outras pessoas, novas culturas e compartilhar conhecimentos. Como guia de turismo, profissão que atuo desde 2004, posso reunir todas as minhas paixões: história, fotografia, natureza, esportes de aventura, conhecer pessoas, aprender e ensinar. Credenciada pelo Ministério do Turismo, atuo acompanhando grupos em viagens nacionais, em várias cidades do Estado de São Paulo e também em viagens internacionais, além de fazer o receptivo na cidade que tanto amo: São Paulo.

 

Atualmente, além de trabalhar como Guia de Turismo também atuo como professora universitária em cursos de pedagogia e turismo e palestrante nas áreas de turismo e acessibilidade.

 

 

Alguns destinos por onde andei no Brasil:

 

- Curitiba, Ponta Grossa, Morretes, Castro, Castrolanda, Carambeí (Paraná)

- Porto Alegre, Pelotas, Gramado, Canela, Três Coroas (Rio Grande do Sul)

- Florianópolis, Blumenau, Pomerode, Gaspar, Nova Trento (Santa Catarina)

- Monte Sião, Jacutinga, Ouro Fino, Poços de Caldas, Monte Verde, Extrema, Juiz de Fora (Minas Gerais)

- Rio de Janeiro, Petrópolis, Angra dos Reis, Buzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Paraty (Rio de Janeiro)

- Salvador, Itaparica, Morro de São Paulo (Bahia)

- Aracaju (Sergipe)

- Recife (Pernambuco)

- Campina Grande, Aroeiras, João Pessoa (Paraíba)

- Fortaleza (Ceará)

- Belém do Pará, Altamira (Pará)

- Caldas Novas (Goiás)

 

Alguns destinos por onde andei em São Paulo:

 

- Jundiaí, Sorocaba, Socorro, Mogi das Cruzes, Joanópolis, Campinas, Jaguariúna, Holambra, Bertioga, Santos, Guarujá, Ubatuba, Peruíbe, Brotas, São Carlos, Iporanga, Juquitiba, Piracicaba, Tietê, Itu, Taubaté, Aparecida, Pindamonhangaba, São José dos Campos,Tatuí, Águas de São Pedro, Campos do Jordão, Salto, Cabreúva, Itatiba, Atibaia, Vinhedo, Cotia, Embu das Artes...

 

Alguns destinos por onde andei fora do Brasil:

 

- Argentina

- Uruguai

- Chile

- Peru

- Canadá

- Estados Unidos

Desde muito criança, sempre gostei da liberdade de sair sem rumo e conhecer novos lugares. Me lembro de, muitas vezes, meus pais me levarem para passear num domingo de sol, para qualquer lugar onde o nosso carro pudesse nos levar e trazer de volta para casa em um único dia. Acho que o sangue de "viajante" está na veia da família.

Mas foi quando me tornei adolescente e entrei para o movimento escoteiro (penso que toda criança e adolescente deveriam ter contato com o escotismo, pelo menos uma vez na vida) que realmente tomei gosto por viajar, por preservar o meio ambiente, por aprender e ensinar, por compartilhar o que quer que seja.

Quando me tornei adulta e tive que escolher o que em fim eu seria quando "cresci", optei pela área da educação e turismo, pois foi a melhor maneira de aprender e ensinar e ainda continuar com a sensação de liberdade do conhecer e do viajar!

Hoje tenho formação superior e técnica nas áreas de turismo, pedagogia, acessibilidade e meio ambiente. Sigo estudando: atualmente estudo fotografia, faço um aperfeiçoamento em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e estou terminando meu primeiro livro - "Pequeno Manual de Atendimento ao Turista com Necessidades Especiais".

E-Mail: paulaportes@gmail.com

© 2017 por Ana Paula Portes. Orgulhosamente criado por mim mesma.