O Bom Turista fica de olho no relógio.


Os ingleses tem fama de pontualíssimos, a famosa "pontualidade britânica". Para nós, guias de turismo, seria muito bom que os brasileiros também tivessem essa fama. Afinal, num roteiro turístico, há sempre uma programação a ser seguida - Horário para sair do hotel, horário para as refeições, horário de visitação agendada em museus, parques, etc. e, se um programa atrasa, todos os demais poderão atrasar também.

Por muitas e muitas vezes, tive que alterar roteiros em andamento pelo fato dos turistas chegarem atrasados e não cumprirem os horários marcados. Em algumas vezes, tive até que cancelar algum programa agendado. Este tipo de atitude acaba por frustrar e irritar os demais turistas que chegam no horário e tem seu roteiro prejudicado pela atitude "relax demais" do colega de viagem.

Para ser um bom turista, ficar de olho no relógio é essencial, principalmente quando estiver viajando em grupo. Respeitar o próximo não é uma atitude apenas para viajantes, mas sim para qualquer pessoa em qualquer compromisso. Sendo assim, não deixe seu grupo esperando. Programe-se para não se atrasar e fazer com que as lembranças do seu passeio sejam somente as lembranças boas e não um "puxão de orelha" do guia ou dos colegas de viagem. Curta seu passeio, seja pontual e boa viagem!


Destaque
Tags
Nenhum tag.